terça-feira, 30 de novembro de 2010

VOLTA A TAÇA DE PORTUGAL

A SEGUNDA PRÉ-ELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL COMEÇA a disputar-se amanhã, continua para a semana que vem, e termina não se sabe quando.

Mas não fiquem a pensar que são muito jogos, nada disso.

São apenas cinco jogos para determinar as cinco equipas que se vão juntar às três que ficaram isentas desta fase, por sorteio, e às oito da Divisão de Honra.

Estas dezasseis equipas disputarão os oitavos de final nos dias 26 e 27 de Março, já no encerramento da época de XV.

Na primeira pré-eliminatória das 26 equipas previstas duas desistiram (ERP/A. Prazer de Jogar e RC de Elvas) e 13 foram apuradas para esta segunda fase.

Sendo o objectivo agora reunir as tais dezasseis equipas, das quais oito são as da Divisão de Honra, três foram logo apuradas por sorteio - Belas RC, RC Montemor e Agrária de Coimbra - e com as restantes foram sorteados os seguintes jogos, que vão apurar as que faltam:

Vamos dar uma vista de olhos a estes jogos.

São Miguel-Lousã

Estádio Nacional, Oeiras, Quarta-feira, 1-Dez., 12,00 h
O São Miguel prometeu muito no seu regresso à competição, precisamente na primeira pré-eliminatória da Taça, mas depois, talvez em consequência da falta de competição que as desistências do campeonato do Elvas e do Vilamoura provocaram, não conseguiu confirmar esse arranque em força, e perdeu os dois jogos que realizou no Grupo Sul.
A Lousã tem tido uma das piores épocas talvez de sempre, com seis derrotas em oito jogos, e uma vitória na primeira pré-eliminatória da Taça, pelo que esta é uma derradeira oportunidade de qualquer equipa mostrar algum do seu valor.
Acresce a este facto a habitual dificuldade de locomoção dos serranos, que constitui outro motivo de equilíbrio, mas a Lousã deve conseguir ultrapassar o obstáculo.

Bairrada-Cascais
 Campo da Moita, Anadia, Quarta-feira, 1-Dez., 15,00 h
A Bairrada segue no meio da tabela da Segunda Divisão, Grupo Centro, com duas vitórias e duas derrotas, enquanto o Cascais segue na liderança da Primeirona, o que caracteriza um duelo desigual, com forças muito diferentes em presença.
Só uma grande surpresa poderá tirar o Cascais da próxima fase da competição.

Loulé-CDUP

Complexo Desportivo Municipal, Loulé, Quarta-feira, 1-Dez, 15,00 h
O Loulé é outra das equipas prejudicadas pelas desistências já referidas do Elvas e do Vilamoura, mas conseguiu já garantir o seu apuramento para a fase final da Segundona, enquanto o CDUP, que começou o campeonato da Primeira Divisão em bom plano para depois perder eficácia, está na luta pela integração no conjunto das quatro equipas que disputarão o play off  para apuramento do Campeão Nacional da Primeirona.
Outro jogo em que a longa viagem pode constituir fator de equilíbrio, e para ter uma hipótese de vencer, o CDUP vai ter que trabalhar duro, e se se apresentar no Algarve com a disposição que tem tido nos últimos jogos, pode bem vir de lá com um grande melão.

CR Técnico-Évora
Estádio Nacional, Oeiras, Quarta-feira, 8-Dez., 14,00 h
Jogo muito interessante, com uma das melhores equipas da Segundona a defrontar uma das melhores da Primeirona, com natural favoritismo dos alentejanos.
O Técnico segue isolado na liderança do Grupo Lisboa, com quatro vitórias em outros tantos jogos disputados, e pode beneficiar da utilização de alguns jogadores da equipa da AE do Técnico, de quem é clube satélite, retirando grande parte da vantagem com que o CRE encara o jogo.
O Évora tem-se mostrado uma equipa muito prática, segue na segunda posição da Primeirona, a dois pontos do comandante mas com um jogo a menos, e beneficia do ritmo que o equilíbrio da Primeirona dá às equipas que nela participam.

Tomar- Famalicão

Sem data para a sua realização, o Famalicão vai encarar este jogo com a maior naturalidade, já que segue na primeira posição do Grupo Norte, com quatro vitórias em quatro jogos, enquanto o Tomar apenas conseguiu uma vitória no mesmo número de jogos.
No entanto o Tomar é equipa satélite do CDUL, e se a questão dos jogadores que se podem utilizar entre as equipas nestas circunstâncias for bem explorada, uma surpresa pode acontecer.
Ficamos a aguardar mais informações sobre a data e hora do desafio.