terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

NOVO REGULAMENTO DA DIVISÃO DE HONRA E DA 1ª DIVISÃO

CAMPEONATO SEM MEIAS FINAIS NEM FINALÍSSIMA, é a grande novidade do regulamento agora publicado pela FPR e que será aplicado já na época 2011-2012.

A partir de agora a fase final da competição será disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas, e o campeão será encontrado diretamente, sem recurso a jogos eliminatórios.

Outra importante alteração refere-se à re-introdução de uma final four para os últimos, nos mesmos moldes da destinada aos primeiros, de onde sai a equipa a despromover - a que ficar em quarto lugar na fase final.

A decisão do campeonato sem recurso a jogos de eliminação direta foi uma surpresa, já que no documento que a FPR enviara aos clubes para se pronunciarem sobre a organização da prova, era considerada uma terceira fase da mesma, onde os dois primeiros da segunda fase se defrontavam numa finalíssima.

Esta alteração afinal é o regresso ao que se passava em 2004-2005, com a diferença que o primeiro grupo de oito equipas se chama agora Divisão de Honra e o segundo grupo, com outras oito equipas, se chama Primeira Divisão.

Aquele sistema vigorou durante dois anos, e foi depois substituído pelo sistema de play off com meias finais e final, que se enterrou no sábado passado.

Seria interessante ouvir o que diz a experiência de quem viveu esses anos, já que eu, por força das circunstâncias, não estive presente nesse período.

Mas se naquela altura o sistema só durou dois anos, como será agora?

Creio ser dificil sem o compromisso dos clubes e a sua efectiva participação neste assunto - e refiro-me a todos os clubes, de todas as divisões - encontrar e implantar uma fórmula global que satisfaça todos os interesses em presença, e - espero estar enganado! - este sistema que se foi buscar ao arquivo das memórias federativas, está condenado a ser atacado por todos os lados e a ter uma vida bem curta.

A par deste foi também publicado um novo regulamento da Taça de Portugal de que falarei mais tarde.

Veja aqui os novos regulamentos.

Foto: Miguel Carmo/FotoRugby


VOLTAR A PÁGINA INICIAL