quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SEGUNDONA - COMEÇA A DEFINIÇÃO DOS FINALISTAS

COMEÇA A SEGUNDA VOLTA DA SEGUNDONA e os finalistas começam a alinhar-se mas ainda subsistem algumas dúvidas.

Eládio Ribeiro volta a fazer-nos companhia, depois duma merecida folga, com a sua análise à sexta jornada.

Fique com os jogos do fim de semana.

Grupo Norte

Guimarães-Famalicão

Campo do Operário Futebol Clube, Famalicão, Domingo, 21-Nov, 15,30h
O líder incontestado e, para já, invencível, joga em sua casa (inversão do calendário) e no jogo correspondente da época passada vergou a equipa vimaranense com um resultado de 17-52.
O maior andamento dos Famalicenses aliados ao fator casa podem ser fatores a mais para os "Bravos" que jogam o tudo-ou-nada na segunda volta do campeonato.
Apesar de tudo, os resultados entre as duas equipas têm vindo a ser cada vez mais renhidos, como se pode verificar pelo 11-22 a favor dos Famalicenses na primeira volta.
Com o fator de motivação de disputa do play-off, a jovem equipa de Guimarães poderá querer fazer uma surpresa.
De qualquer forma, os vimaranenses só não conseguiram pontos bónus contra a equipa famalicense, mas desta vez deverão ter esse facto em mente já que esses pontos poderão ser o fator decisório para a passagem à segunda fase.

Grupo Centro

Tomar-Marinhense

Estádio Municipal de Tomar, Domingo, 21-Nov, 15,00h
A equipa de Tomar recebe o lanterna vermelha do seu grupo - o Marinhense - só com derrotas e já com mais de três centenas pontos sofridos em campo e sem nenhum ponto averbado na classificação.
Os Tomarenses, que vêm de uma pesada derrota frente ao líder Agrária e que na sua única vitória este ano (contra o Caldas) fizeram uso do seu estatuto de clube satélite do CDUL, utilizando três sub-21 "azuis", continuam a sonhar tenuemente com o play-off e para isso precisam de uma vitória gorda para moralizar as suas tropas e demonstrar que não existe dependência na sua relação com o CDUL.
Um jogo onde a equipa de Tomar deverá conseguir obter o ponto bónus ofensivo, o mesmo que conseguiu no ano passado com uma vitória por 49-0, encurtando as diferenças com o trio da frente, que perderão pontos entre si.
Os Javalis deverão tentar neste jogo produzir os primeiros pontos em campo, e segundo consta existe mesmo uma aposta em relação a isto, com um jantar pelo meio...
De qualquer forma há que salientar o espírito desportivo e de sacrifício desta equipa da Marinha Grande, que semana sim, semana sim, se apresenta em campo (EMPRESTADO, quando joga em casa) com vontade de disputar o jogo sem nunca esmorecer.

Caldas-Bairrada

Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, Domingo, 21-Nov, 14,00h
A disputa do play-off pode ser decidida neste jogo, que esperamos seja de grande qualidade já que se defrontam duas equipas com um nível razoável.
Na primeira mão, o jogo teve um resultado muito curto com apenas cinco pontos a decidir o vencedor.
O Caldas parte em vantagem com o factor casa e com mais quatro pontos na tabela classificativa.
Aos homens da "Aldeia do Rugby" apenas a vitória interessa e de preferência sem deixar os Caldenses pontuarem bónus defensivos ou ofensivos.
O Caldas que no ano passado conseguiu uma vitória por 25-0 com o respectivo ponto de bónus, tornou a ganhar na primeira volta deste ano, mas desta vez por 11-6, e quem levou o bónus (defensivo) foi o Bairrada,

Agrária-Lousã B

Campo da Escola Agrária de Coimbra, Domingo, 21-Nov, 16,00h
A Agrária, líder isolada da Zona Centro, depois de na primeira volta ter imposto uma derrota por 26-8 no Campo de Santa Rita, prepara-se para repetir o resultado frente à equipa B da Lousã, no seu terreno de jogo.
A dificuldade de formar equipas para as saídas dos serranos, aliada ao maior ritmo de jogo dos auto-despromovidos Agrários dará, certamente, origem a mais um resultado desnivelado que apenas servirá para os Conimbricenses mostrarem que não pertencem a esta divisão e nunca deveriam ter sido autorizados a descer.

Grupo Lisboa

Santarém-Tecnologia

Centro Nacional de Exposições, Santarém, Sábado, 20-Nov, 12,00h
O Santarém recebe no sempre difícil campo do CNEMA os universitários da FCT que têm vindo a subir de forma com duas vitórias nos dois últimos jogos.
Os Scalabitanos que até já ganharam a esta formação de Lisboa no seu reduto por 23-12 devem ter mais cautelas até porque a FCT ganhou ao Belas que por sua vez havia derrotado os Ribatejanos.
O Santarém, que tem como objectivo a ida ao play-off pode aqui dar um passo importante nesse sentido.
Um jogo interessante onde a equipa com menos pontos sofridos (em conjunto com Belas) recebe o segundo melhor ataque do grupo, mas também a segunda pior defesa do grupo.
No jogo do ano passado, o Santarém tinha ganho por 28-12, com direito a ponto de bónus.

Oeiras-Técnico

Sem hora marcada
O lanterna vermelho Oeiras continua a sua travessia no deserto e recebe os lideres incontestados do grupo Lisbonense, que na primeira volta ganharam por 21-8.
O Técnico deverá fazer os cinco pontos neste jogo afirmando ainda mais o seu estatuto de favorito e consolidando ainda mais a sua liderança.
A sua principal meta deverá ser aumentar o seu saldo de pontos marcados/sofridos.

Grupo Sul

Vila da Moita-Loulé

Campo do Gaio, Moita do Ribatejo, Sábado, 20-Nov, 15,00h
Este jogo tem a curiosidade de poder decidir o destino de um terceiro envolvido - o São Miguel - isto caso haja vitória com ponto de bónus dos homens da casa.
O Moita que na primeira volta perdeu em casa dos Algarvios por 27-6 bonificados, tem vindo a subir de forma e o fator casa aliado ao fator apuramento poderão ser os tónicos necessários para recuperar da recente derrota frente ao Loulé.
Os Algarvios mesmo que não vençam apenas precisam de um ponto bónus para ficarem apurados para o play-off.
Ainda assim a tarefa dos Algarvios não será nada fácil - recorde-se que no ano passado a equipa da Moita ganhou por 19-12 - e as duas equipas terão que utilisar os escassos jogos oficiais para se prepararem para uma bem mais competitiva segunda fase e por isso não quererão fazer "jeitinhos" a ninguém.

VOLTAR A PÁGINA INICIAL