quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

NA DIVISÃO DE HONRA AINDA PODE HAVER MUDANÇAS

NA PRIMEIRA DAS DUAS JORNADAS EM QUE TODOS OS JOGOS SE REALIZAM NO MESMO DIA E À MESMA HORA – talvez fosse uma boa iniciativa regulamentar que isto passasse a acontecer em todas as jornadas – ainda todas as opções se encontram em aberto.

Agora que a fase de apuramento está praticamente acabada, começa a ser rpeocupante a falta de informação sobre o que vai acontecer na segunda metade da época.

Sabe-se – está no calendário – que vai haver uma tal Taça Patrocinador, mas o que não se sabe é que equipas nela vão participar e qual o formato da competição.

Escrevo este post numa altura em que já deve ter terminado a Assembleia Geral da FPR, onde o orçamento para 2011 deve ter sido analisado e votado, depois de na primeira sessão realizada para esse fim, a Direção Federativa ter retirado o mesmo de votação, ao verificar que a tendência dos delegados era no sentido da sua não aprovação.

Dado que a proposta orçamental corrigida não foi tornada pública, e até esta hora nada se sabe ainda das resoluções da Assembleia, não é possível comentar o caso, mas não se pode deixar de referir que é uma situação estranha, em especial depois das críticas que foram feitas à anterior Direção quanto à falta de cuidado que ela punha nas questões dos dinheiros.

Esperemos que tenha sido possível aprovar o orçamento e que a vida do rugby português possa seguir o seu rumo.

Veja os jogos deste Sábado.

Belenenses- Direito

Campo de Monsanto, Lisboa, Sábado, 18-Dez, 15,00 h
O Belenenses perdeu o mando de casa porque o Estádio do Restelo não foi liberado para a realização do jogo com o Direito, e o encontro vai acabar por se realizar na casa dos advogados, em Monsanto.
E este jogo era essencial para o Belenenses manter alguma esperança em sair do quarto lugar, evitando jogar as meias finais com o primeiro da tabela, até este momento o CDUL, mas em caso de vitória do Direito, essa será mesmo a classificação final da equipa do Restelo.
Na primeira volta o Belenenses ganhou em Monsanto por 21-6, mas no ano passado jogando em casa da equipa do restelo, os advogados venceram por 25-11.
Os jogos entre as duas equipas são sempre de alta tensão, e muitos factos externos ao próprio jogo acabam por ser determinates no seu resultado.
Esperemos que ao contrário do que vem sendo prática corrente, jogadores, dirigentes e adeptos se respeitem e respeitem sobretudo a equipa de arbitragem.
É tempo de acabar com essas porras e começar apenas a jogar rugby!

Técnico-Agronomia

Campo das Olaias, Lisboa, Sábado, 18-Dez, 15,00 h
A visita dos agrónomos a casa dos engenheiros não deve trazer nenhuma novidade, já que a superioridade de Agronomia está bem sustentada na vitória da primeira volta (61-3) e na do jogo correspondente da última época – 68-7.
O Técnico ainda pode, matematicamente, alcançar o Benfica na classificação, mas para isso precisa de uma vitória com bónus e mais um empate, ou duas vitórias, nos dois jogos que lhe falta disputar - e que o Benfica não faça ponto algum no mesmo período de tempo - o que não parece que possa vir a acontecer.
Para tentar chegar ao topo da tabela, Agronomia necessita pelo menos de garantir a vitória, e que o CDUL não vença a Académica.
O primeiro lugar seria então decidido apenas na última jornada, quando as duas equipas se voltam a encontrar.

CRAV-Benfica

Campo da Coutada, Arcos de Valdevez, Sábado, 18-Dez, 15,00 h
Conseguirá o CRAV a sua primeira vitória na competição, neste seu último jogo perante o seu público, enquanto equipa da Divisão de Honra?
Ou será que o Benfica vai conseguir vencer e manter a pressão sobre a Académica, na esperança de ainda chegar ao quinto lugar?
Na primeira volta, no Estádio Nacional, o Benfica venceu por 34-6, mas agora, sem nada de útil em jogo, como se comportarão as equipas?

CDUL-Académica

Estádio Universitário de Lisboa, Sábado, 18-Dez, 15,00 h
O encontro entre estudantes é o jogo mais importante do dia, e o único que pode ter consequências reais na classificação.
Uma vitória do CDUL garante-lhe de imediato o primeiro lugar da fase de apuramento, ao mesmo tempo que acaba com as ilusões da Académica em subir ao quarto lugar.
Mas uma vitória da Académica, deixa o primeiro lugar em aberto, desde que Agronomia consiga a vitória frente ao Técnico.
E se a uma eventual vitória dos conibricenses se juntar a derrota do Belenenses em Monsanto, então o quarto participante no play off só será conhecido na última jornada, quando a equipa do restelo visita o Benfica.
Na primeira volta o CDUL foi a Coimbra ganhar por 38-13, e no ano passado em Lisnoa, ganhou também por 20-5.
O CDUL para conseguir estabelecer um novo máximo de pontos de bónus na competição, terá que marcar mais dois, nos dois jogos que faltam.

VOLTAR A PÁGINA INICIAL