A UMA JORNADA DO TERMO DA FASE DE APURAMENTO AINDA FALTA SABER COMO SE DISTRIBUEM OS QUATRO PRIMEIROS, ficando a decisão para ser tomada só em 9 de Janeiro, quando se realiza a abaladeira.
Ontem o Évora derrotou a Lousã, em casa, por 32-3 e manteve a primeira posição na tabela, beneficiando da vitória, em Montemor, dos mouflons sobre o Cascais por 16-15.
Estranhamente o jogo de Montemor realizou-se no sábado e não no domingo, conforme tinha sido anunciado pela FPR, em decisão tomada de acordo com as disposições do Regulamento Geral de Competições.
Mas o mais estranho (será estranho?) foi a ausência de informação e justificação para esta alteração - na verdade a direção federativa continua a desprezar os orgãos de informação, transmitindo informações erradas, e os interessados em acompanhar a modalidade que são sistematicamente enganados pela difusão daquelas informações.
Não há semana em que não haja diversas alterações aos calendários, os resultados dos jogos no site federativo não são atualizados quando há razão para isso, mesmo que essa razão seja uma decisão dos orgãos disciplinares, e outros ainda foram colocados com erro e não aparece ninguém para corrigir esses erros - ah, já sei: o erro é do sistema informático!
Para mim é mais a quem não sabe fazer amor, até os testículos atrapalham!
Ficamos portanto na dúvida porque não se cumpriu o RGC - se foi definido que os jogos das duas últimas jornadas teriam de ser realizadas em simultâneo, algum motivo deve ter havido, pois caso contrário chegaremos à conclusão que as disposições regulamentares dependem da vontade injustificada do legislador, não das necessidades das competições!, e sempre que a direção federativa entenda, altera os ditos da maneira que lhe apetecer!
Para quem tanto falava que a anterior direção não cumpria as suas obrigações, a atual gerência está a dar, dia a dia, um exemplo de autismo e autoritarismo como nunca se viu no rugby português - nem no tempo da Comissão Administrativa.
Esperemos que até ao final das provas se cumpra escrupulosamente os calendários que foram estabelecidos, numa tentativa de devolver à modalidade alguma da credibilidade que tem perdido nos últimos tempos.
Encerrando o fim de semana da Primeirona, o Setúbal foi vencer a Vila Real por 42-5, mas ao intervalo o resultado era apenas de 12-0.
E segundo nos chegou, os transmontanos bem poderiam ter conseguido um resultado muito mais equilibrado, se não fosse uma certa "mão larga" da arbitragem....
Os resultados da jornada não afetaram directamente a classificação, que pode ser vista, juntamente com os números das 13 jornadas, na página própria aqui