O Cascais segue na frente com uma vantagem confortável sobre o terceiro classificado, o Montemor, mas deve ceder a posição para o Évora, já que não vai jogar este fim de semana, cumprindo a sua segunda e última folga na competição.
O CDUP segue na quarta posição com os mesmos pontos do Montemor, mas também vai ter que cumprir uma folga, o que lhe pode dificultar a vida em relação ao Setúbal, mas este também ainda vai ter uma paragem.
Enfim, e resumindo, os três primeiros parecem seguros nas suas posições – por esta ordem ou outra qualquer – mas entre CDUP e Setúbal, nada está garantido ainda.
E se o CDUP começou melhor e manteve durante grande parte da prova uma posição de destaque, os sadinos têm sabido amealhar alguns preciosos pontos e conseguiram agora assegurar a colaboração de Miguel Portela, que poderá ser determinante não apenas pela sua qualidade como jogador, mas especialmente pela sua experiência e entusiasmo que podem empurrar a equipa para outros vôos.
Quanto ao que cada equipa ainda vai enfrentar, o Setúbal parece ter alguma vantagem, já que dos três jogos em falta, um está praticamente garantido com ponto de bônus, em Vila Real, apesar do CDUP jogar duas vezes em casa.
Veja os jogos das duas equipas nas quatro últimas jornadas:
Os jogos do fim de semana
Montemor-Setúbal
Parque Desportivo de Montemor, Sábado, 4-Dez, 15,30 h
Uma vitória dos mouflons põe a equipa de Montemor a um ponto da presença no play off, já que ficarão com uma vantagem mínima de nove pontos sobre o Setúbal, que só terá dois jogos e 10 pontos no máximo, para disputar.
Este facto pode ser de extrema importância, já que o entusiasmo e entrega tem sido uma das marcas da equipa alentejana, e com a vitória a festa fica assegurada.
Mas o Setúbal tem apenas três jogos para recuperar um lugar entre os quatro maiores, e com a colaboração de Portela, não vai querer perder a oportunidade de encurtar a distância para a concorrência.
O Montemor foi a Setúbal vencer na primeira volta por 19-10, e em casa apenas perdeu com o Évora, enquanto o Setúbal ainda não venceu fora.
CDUP-Lousã
Complexo Desportivo da Lousada, Sábado, 4-Dez, 15,00 h
O CDUP recebe a Lousã, e não se pode dar ao luxo de ter uma escorregadela, já que isso pode comprometer seriamente as suas ambições na prova.
Na primeira volta os portuenses foram à Lousã vencer por 34-20, mas o seu rendimento nos últimos jogos não parece ser o melhor, enquanto os serranos têm tido a pior época desde 2000-01.
Habituados a discutir os três primeiros lugares da classificação – desde o ano 2000-01 apenas em 2008-09 ficaram abaixo daquela posição, com um 5º lugar – os lousanenses têm sido a grande decepção do ano,
E a menos que as exibições dos Lobos tenham trazido uma alma nova para a equipa, a Lousã vai sair do Porto com mais uma derrota.
Durante a prova, em casa o CDUP perdeu frente ao Cascais, ao mesmo tempo que a Lousã só ganhou fora à UTAD.
Évora-UTAD
Campo do Estrela, Évora, Domingo, 5-Dez, 15,00 h
Prevê-se uma tarde calma em Évora, já que os transmontanos não conseguirão ainda conquistar qualquer ponto para iluminar o seu posicionamento na classificação.
Na primeira volta, em Vila Real, os alentejanos venceram por 114-25, e no ano passado a sorte também lhes sorriu, mas dessa vez apenas por 46-5.
Com esta previsível vitória, o Évora retoma a liderança, e pode começar a preparar-se para as finais.
A UTAD perdeu todos os jogos realizados na competição, e o Évora apenas sofreu uma derrota, na 1ª jornada para o CDUP, no Porto.
VOLTAR A PÁGINA INICIAL