segunda-feira, 21 de março de 2011

SEGUNDA DIVISÃO COM CONTAS POR FAZER

JOGOS EM ATRASO COMPLICAM AS CONTAS DA SEGUNDA DIVISÃO, quer no grupo dos apurados onde ficou por realizar o jogo Famalicão-Caldas, porque à última hora o Caldas ficou sem transporte e os minhotos aceitaram a realização do jogo no fim de semana de 2 e 3 de Abril, quer nos não apurados.

No grupo Centro/Norte, com a não realização daquele jogo, a Agrária aproveitou para se distanciar, mas a verdade é que tudo ainda pode acontecer, com os actuais líderes a terem de jogar nas Caldas e receber o Famalicão.

O Caldas pelo seu lado, além de receber a Agrária ainda tem que ir duas vezes ao Minho para defrontar o Famalicão e o Guimarães.

Finalmente o Famalicão recebe o Caldas mas tem que ir a Guimarães e a Coimbra jogar com a Agrária.

Ou seja, a duas jornadas do termo desta fase, apenas o Guimarães tem a sorte traçada, a menos que consiga duas vitórias com ponto de bónus, e que o Caldas não marque nem um pontinho - e mesmo assim teria que derrotar o Caldas por mais de 14 pontos de diferença - o que nos parece de todo improvável.

As outras três equipas estão na luta e não é possível descortinar um vencedor e um segundo classificado antecipados.

No grupo Lisboa/Sul a situação é ainda mais complexa, pois a vitória do São Miguel frente aos algarvios vem colocá-los de novo em posição de discutir o apuramento.

O Técnico arrancou uma preciosa vitória nos final do jogo em Santarém, e graças a isso mantém a liderança, mas agora tem pela frente o São Miguel em casa e o Loulé fora.

O Santarém graças ao duplo ponto de bónus que conseguiu frente ao Técnico está na segunda posição apenas a dois pontos do líder, mas tem que se deslocar a Loulé e ao São Miguel.

O Loulé deixou escapar uma vitória em Lisboa que lhe poderia ter dado a liderança, e agora recebe no seu campo o Santarém e o Técnico, na última jornada.

Finalmente o São Miguel, apesar de estar mais atrasado pode ainda chegar aos lugares de classificação caso ganhe os dois jogos que lhe falta, nas Olaias e em casa com o Santarém, mas fica ainda dependendo de resultados de terceiros.

Como podem ver as máquinas de calcular vão ter muito trabalho até que se saiba quem avança para as meias finais!

No grupo dos não apurados a confusão ainda é maior, já que com dois jogos em atraso e apenas uma jornada por realizar, apenas o Oeiras no grupo Lisboa/Sul pode estar descansado e a engraxar as botas para a sequência da prova, já que descansa na última jornada.

Os rapazes da Linha merecem uma referência especial, pois desforraram-se das oito derrotas da fase inicial, e nesta fase venceram todos os Jogos que disputaram.

Para o segundo lugar a Vila da Moita parte com vantagem, pois joga em casa com a FCT e se ganhar está classificada.

A FCT para poder assegurar um lugar nas meias finais tem que vencer na Moita do Ribatejo e em Belas, o que não parece fácil, situação semelhante à do Belas que recebe a FCT e vai a Tomar.

Finalmente o Tomar recebe o Belas no único jogo que lhe falta, mas não tem nenhuma possibilidade de ser apurado.

No grupo Norte/Centro com os tais dois jogos em atraso, quem parece melhor posicionado para o apuramento são as equipas B do CRAV e da Lousã, se esta conseguir vencer os jogos em atraso - Crav B em casa e Bairrada fora - e o Viseu em casa na última jornada.

O Crav mesmo perdendo na Lousã deve assegurar o apuramento graças ao elevado saldo de pontos (219) que já leva.

O terceiro lugar deve ficar decidido no jogo entre Aveiro e Bairrada, e o estreante Viseu deu um ar da sua graça, cumpriu o que tinha que cumprir e esperamos que a lição lhe sirva no futuro, quando se decidir a disputar a segunda divisão desde o início.

Uma coisa é certa: esta fase é bem mais estimulante para as equipas que a anterior com critérios meramente geográficos, e que opôs sistematicamente equipas de nível e ambições muito diferentes.

Gostaria de ouvir a opinião das oito equipas que estão a disputar os grupos dos apurados, sobre a constituição de uma segunda divisão verdadeiramente nacional, onde todos tivessem que jogar com todos.

Na minha opinião apenas nessa situação se criariam condições para uma efectiva evolução destas equipas e para a preparação para a subida à primeira divisão, mas é preciso saber se as equipas e os clubes estão interessados nisso ou preferem o actual sistema.

Nota: Vasculho regularmente os blogs dos diversos clubes procurando entre outras coisas algumas fotos das respectivas equipas. Mas é uma desgraça! Parece que não há máquinas de fotografar por esse país fora!
Eu prometo - se me sair o euromilhões - que ofereço uma máquina a cada clube!
Entretanto, na falta de fotos dos meninos, aqui fica uma foto das meninas, gamada no Facebook da Piteira Rira - e digam lá se elas não têm estilo!

VOLTAR A PÁGINA INICIAL