terça-feira, 11 de outubro de 2011

PRIMEIRONA COMEÇA BEM

A PRIMEIRA JORNADA DA 1ª DIVISÃO TEVE ALGUNS RESULTADOS que podem dar, desde já, algumas pistas de como a competição vai evoluir.

O CRAV viajou até Cascais e sacou uma importante vitória (32-24) em casa de um dos principais candidatos ao título, demonstrando o cuidado que teve na sua pré-época, e a dinâmica que adquiriu no ano que passou na Divisão de Honra, apesar de ter falhado nos jogos em que não o podia fazer - o Técnico e o Benfica em Arcos.

O Cascais, pelo seu lado, ainda tem tempo de sobra para recuperar deste desaire, mas se quer manter as suas aspirações de subida, tem que trabalhar para não ser surpreendido, e mesmo perdendo tem que conseguir o ponto bónus defensivo, o que não aconteceu desta vez.

Com o atual sistema de pontuação, os bónus podem vir a determinar muita coisa na classificação, pelo que as equipas e os jogadores não podem deixar de lutar antes do apito final...

O Santarém foi a casa da outra equipa recém promovida, o Caldas, obter uma vitória folgada por 26-0, dando um passo muito importante para a integração no grupo dos quatro finalistas - os escalabitanos foram, a par do CRAV, beneficiados com o ponto de bónus de ataque, de que já referimos a importância.

Os caldenses surpreenderam pela negativa, e apesar da reestruturação que a equipa sofreu, com a "integração" do Peniche e do Marinhense, não foi capaz de marcar um ponto sequer - recorde-se que na época passada, em casa, o Caldas deu sempre boa conta do recado e apesar de ter perdido com as equipas mais fortes, os resultados foram relativamente equilibrados.

Mas também é verdade que as duas equipas não se encontraram na época 2010-11, pelo que fica este resultado apenas para estabelecer a diferença entre elas.

Em Arraiolos o Évora bateu a Lousã por 18-7, repetindo a vitória do ano passado, mas desta vez sem direito ao ponto de bónus, enquanto a Lousã continua a viajar mal, o que é desolador numa equipa que parece ter verdadeiras ambições de lutar pelo título nacional.

Para conseguir o apuramento para o grupo dos quatro finalistas não vai bastar ganhar em casa, há que amealhar pontos em todas as deslocações.

Finalmente em Setúbal o Vitória arrancou uma vitória sobre o Montemor por 17-15, mesmo nos últimos minutos, demonstrando que vai ser um parceiro real na corrida para o apuramento - recorde-se que em 2010-11 os mouflons trouxeram deste embate uns preciosos 19-10.

Desta vez fica-lhe a consolação de ter conseguido o serviço mínimo com a obtenção do bónus defensivo.

Esta competição tem todos os ingredientes para ser "explosiva", com todas, ou quase, as equipas na corrida do apuramento - vamos ver o que nos diz a segunda jornada que engloba os seguintes encontros:

CRAV - Évora
Santarém - Cascais
Lousã - Setúbal
Montemor - Caldas

Veja o quadro dos resultados e a tabela classificativa, clicando na etiqueta respectiva.

REGRESSAR AO PORTAL MÃO DE MESTRE