sexta-feira, 25 de novembro de 2011

SEGUNDONA - NORTE E CENTRO

GRUPO NORTE

O grupo Norte tem mostrado, a par do grupo de Lisboa, competitividade que torna sempre a prova mais interessante.

À entrada da segunda volta são mais as incógnitas do que certezas em relação a quais são os clubes que lutarão pela subida.

À parte de Lousada e CRAV B todos os outros estão em condições de assumir a sua candidatura.

Na jornada passada os Vimaranenses assumiram a liderança do grupo fruto de uma vitória com um ponto bónus.

Os Bravos têm mostrado uma consistência ganhadora muito interessante e apenas na primeira jornada sofreram o sabor da derrota frente, precisamente, aos adversários deste sábado, os Gladiadores de Braga.

A equipa Bracarense causou uma enorme surpresa na primeira jornada ao ter batido o Guimarães, mas após esse inesperado resultado perdeu pontos nos confrontos com os outros rivais diretos, com os quais jogou na condição de visitante.

Assim sendo, este derbi ganha nova dimensão para os Bracarenses, que quererão mostrar duas coisas importantes: que o resultado com o GRUFC não foi demérito dos adversários, e em segundo lugar que o Braga também consegue pontuar fora de portas.

Será certamente um resultado muito curto aquele que acontecerá sábado na Pista de Atletismo Gémeos Castro, á semelhança do 15-14 a favor dos Bracarenses na primeira mão.

A vitória poderá pender para qualquer dos lados, ainda que o fator casa seja muito importante em derbis como este.

De referir que o GRUFC, na segunda volta dos adversários diretos apenas recebe o Braga tendo de se deslocar a Vila Real e a Famalicão, o que reveste este jogo de, ainda, maior importância.
Em Famalicão o clube da casa estará focado em duas frentes - por um lado tentará vencer os Garranos (CRAV B), por outro estará a torcer que o resultado de Guimarães os possam deixar líderes novamente.

A equipa Famalicense tem sido o "cliente" mais assíduo da segunda fase relativamente ao grupo Norte e não quer deixar de mostrar que a sua força se mantém intacta, além disso é sabida a sua vontade de subida.

A equipa B Arcoense , versão 2011/2012, tem estado muitos furos abaixo daquilo que era conhecido.

Esta diminuição de qualidade deve-se, como já referido, à inclusão de muito sangue novo na equipa não habituado a estas andanças, mas a qualquer momento poderão fazer uso de jogadores mais experientes e a sua força poderá aumentar exponencialmente, o que poderia tornar a equipa mais mortífera e aquilo que seria uma derrota certa poderá ser o jogo da reviravolta.

Em Lousada o terceiro classificado, a UTAD, procurará obter uma vitória gorda que os coloque muito perto da liderança.

Os Transmontanos deverão encontrar muito pouca resistência por parte da regressada equipa de Lousada que apenas frente aos Garranos pontuaram.

A equipa de Vila Real tem mostrado que a sua descida foi a escolha acertada, tanto para poder re-agrupar a equipa, bem como para poder discutir os resultados, não entrando em campo sempre com o rótulo de derrotado.

Ùltimos jogos
Guimarães 28 - 0 Lousada
Famalicão 19 – 5 UTAD
Braga – CRAV B ( não se realizou)

Próximos jogos
Guimarães - Braga
Lousada - UTAD
Famalicão - CRAV B


GRUPO CENTRO

No grupo Centro desde o inicio se soube que só um "fenómeno do Entroncamento" poderia retirar o favoritismo à Agrária.

Os antigos primodivisionários têm no seio do seu plantel "armas" que os diferenciam das restantes equipas e apenas os segundos classificados, a Bairrada poderiam constituir uma ameaça ao seu poderio, como se acabou por verificar na jornada passada.

Os Charruas são, neste momento, a única equipa 100% vitoriosa da segunda divisão, o que por si só constitui um cartão de visita extremamente importante nas suas aspirações à subida, e certamente a segunda volta desta fase será para testar a sua ofensiva com vista aos mais difíceis embates da segunda fase e nada melhor do que enfrentar o último classificado do grupo Centro, o Aveiro.

Os Moliceiros conseguiram na jornada transacta marcar os seus primeiros pontos em jogo, mas ainda assim não conseguiram amealhar nenhum ponto na tabela classificativa e não cremos que o façam esta jornada, sobretudo se tivermos em conta os 74 pontos sem resposta sofridos na primeira volta do campeonato.

A Lousã B vai em deslocação este fim de semana a Tomar, e apesar de falarmos de uma viagem de cerca de 80 km, todos sabemos das dificuldades da equipa serrana em arrancar resultados positivos fora do seu reduto.

A confirmar esta teoria está o resultado da época passada de 22-10 a favor dos Tomarenses.

O Tomar tem durante esta época desiludido em toda a linha, e encontra-se neste momento num desolador quarto lugar com apenas um ponto, mas poderá encontrar neste jogo o ponto de viragem e enfrentar a segunda fase com vontade de mostrar serviço.

Apesar deste grupo parecer estar definido, ainda poderá surgir alguma reviravolta e tanto Tomar como Lousã poderão ser o seu causador.

Últimos jogos
Aveiro 10 – 18 Lousã B
Bairrada 15 – 17 Agrária

Próximos jogos
Tomar - Lousã B
Aveiro - Agrária

Texto e foto: Eládio Ribeiro