sexta-feira, 25 de novembro de 2011

SEGUNDONA - LISBOA E SUL

GRUPO LISBOA

O grupo de Lisboa continua a fervilhar de emoção e a apresentar surpresas todas as semanas como foi o caso da 4ª Jornada.

Na última semana previmos um bom jogo em Lisboa.

De fato, o jogo teve um resultado que embora, de certa forma, ratifique a nossa previsão, no sentido em que foi um jogo aberto e de ataque, por outro lado, o resultado é ligeiramente diferente do esperado o que mostra o quão disputada e imprevisível é a poule lisboeta

O São Miguel foi surpreendido na sua casa e por certo muito lamentará os cinco pontos cedidos, pontos esses que serviram para o Belas passar à sua frente na tabela classificativa.

Os Buldogues relegados agora para a terceira posição da tabela terão de fazer uma segunda volta sem erros e nada melhor que enfrentar o Kellerman para revigorar a equipa e arranjar confiança para os duros embates que se seguem.

O clube da Alta Lisboeta, que no ano passado retomou a competição após um hiato de vários anos, teve já uma experiência na segunda fase no grupo de apurados e, certamente, quererá este ano repetir essa experiência.

O Clube de Rugby Kellerman, como já antes falamos, trata-se sobretudo de um projecto social, e sendo um clube estreante será, certamente, uma presa fácil para os Buldogues, mas ainda assim deverá, com a evolução dos seus jogadores, fazer um resultado mais curto em relação aos 5-64 sofridos na primeira volta.

O Oeiras entra na segunda volta como líder, ainda que ameaçado pelo Belas, que conta com igual número de pontos, sendo o fator de desempate entre ambos o resultado da primeira mão na qual o Oeiras bateu os Esquilos por 27-34.

À entrada para este jogo vemos duas equipas galvanizadas pelos recentes resultados e como tal este será um jogo "de tripla".

O fato do Oeiras ter ganho a primeira mão como visitante e jogar agora a segunda mão como visitado poderá servir como tónico extra.

Além disso o Oeiras esteve a semana passada de folga o que poderá ter contribuído para recuperar jogadores lesionados e encontrar-se assim perto da sua máxima força.

O Belas, após a derrota ás mãos dos Oeirenses, não perdeu nenhum jogo e conseguiu colar-se aos seus adversários de amanhã na segunda posição, e quererá ultrapassá-los na referida tabela, para isso tentarão retribuir a desfeita sofrida na primeira jornada.

Além disso poderão utilizar o fator psicológico a seu favor, tentando fazer deste um jogo de tudo ou nada, não se poupando fisicamente já que depois terão a sua semana de descanso.

Por ultimo o ponto bónus defensivo conquistado na primeira jornada mostra que os homens da terra das queijadas apesar de terem perdido estiveram sempre dentro do resultado da partida.

Últimos jogos
São Miguel 17 - 41 Belas
Técnico - Kellerman (não se realizou)

Próximos jogos
Oeiras - Belas
São Miguel - Kellerman


GRUPO SUL

O grupo Sul teve na jornada passada a curiosidade de ambos os jogos terem terminado com empates, o que de certa forma deixou tudo na mesma, com a FCT como líder incontestada, com o Loulé como perseguidor e sempre à espera de uma chamada em falso dos universitários, e com uma parelha constituídas por Elvas e Beira Mar que, para além de complicarem as contas dos anteriores, poderão ainda aspirar a disputar o play-off de subida.

Fora destas contas continua a equipa do Samouco, sendo que a sua contribuição poderá passar por complicar as contas ás equipas mencionadas anteriormente.

Os universitários de Ciência e Tecnologia tiveram a semana passada aquele que em teoria seria o seu jogo mais difícil, e de certa forma, podemos dizer que passaram no teste com nota mediana. A sua liderança mantém-se, bem como a distancia pontual para todas as outras equipas, mas a distancia psicológica poderá ser menor em virtude deste empate caseiro.

O Beira Mar enfrentará os Lisboetas da FCT num jogo onde poderá fazer valer o seu estatuto de clube satélite do AEIS Técnico e com o élan trazido por estes jogadores arrecadar uma preciosa vitória que os ponha perto de uma posição no comboio da segunda fase.

A não se verificar esta hipótese as aspirações do clube ribatejano poderão ser menores e passar por impedir a FCT de bonificar ofensivamente, como aconteceu no jogo da primeira volta, quando o resultado se cifrou em 8-29 com a vitória a sorrir para a FCT.

A primeira viagem dos Algarvios ao Samouco – na verdade o jogo disputa-se em Santarém -será um "passeio no parque" se os Louletanos não enfrentarem este jogo de forma sobranceira.

O resultado de 81-0 obtido na primeira volta em casa poderá ser o mote para a segunda volta, ainda que a evolução da equipa Samouquense possa criar mais entraves.

Para os homens de Loulé será importante conquistar o ponto bónus ofensivo de forma a continuarem a pressionar os primeiros classificados.

Últimos jogos
FCT 20 - 20 Loulé
Elvas 3 - 3 Beira Mar

Próximos jogos
Samouco - Loulé
FCT - Beira Mar

Texto: Eládio Ribeiro
Foto: Rugby Clube de Oeiras/Facebook