quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CAMPO DE RUGBY COM NOME DO RUGBY

ÉVORA EM FOLGA PODE VER LIDERANÇA FUGIR à 10ª jornada da Primeirona, se o Cascais conseguir ganhar na Lousã, o que não é fácil.

O jogo da Lousã – no campo que vai ter o nome do seu fundador, o antigo atleta da Académica e actual presidente da Assembleia Geral da agremiação lousanense, José Redondo – é o mais importante da jornada, pois os serranos não podem perder mais pontos, e o Cascais precisa da vitória para chegar ao topo da tabela.

José Redondo é uma figura ímpar, filho de uma pequena vila perdida na Serra, mas que resolveu colocar toda a sua energia na divulgação das qualidades e capacidades dos seus conterrâneos, se bem que para isso tenha utilizado algumas vezes, métodos, digamos assim, originais.

Lembro-me bem da primeira vez que fui à Lousã jogar, em 1975, e o presidente do clube na altura – quem havia de ser?! José Redondo! – nos levou a um terreno de jogo em que além dos aguerridos jovens serranos, tivemos que nos desviar das muitas oliveiras que bordejavam o campo!

Pois é, mas o Clube de Rugby da Lousã está lá, e as oliveiras acho que não!

Claro que muita coisa mudou, mas um passo decisivo para a definitiva implantação do rugby na Lousã, foi a atribuição de um terreno para a construção do já consagrado Campo de Santa Rita.


O que eu não vos vou contar são os pormenores de como a concessão foi obtida, numa manobra digna de figurar em qualquer compêndio de infiltração e manipulação!

Lembro-me do entusiasmo com que fui recebido na minha primeira visita como treinador nacional de juniores, e duma famosa sessão de esclarecimento na então pequena sede do clube, apinhada de malta entusiasta e interessada, que meteu demonstrações ao vivo e tudo!

E sabem quem meteu o bichinho no corpo e alma dos lousanenses? Pois foi, foi ele, o atual presidente da Assembleia Geral do Clube, José Redondo!

O Campo de Santa Rita teve alguns momentos de consagração, mas se você ainda quer homenagear a Santa tem que se despachar: Dentro de pouco tempo será oficialmente rebatizado, e o santo desta vez quem será? O Senhor José Redondo, claro!


À justíssima homenagem, num país parco em homenagear os vivos, deverá estar aliada a Federação Portuguesa de Rugby, que pela boca do seu presidente, Carlos Amado da Silva, se comprometeu a tudo fazer para associar à ocasião a participação da nossa seleção principal, com a realização de um encontro internacional para festejar o nascimento do Campo de Rugby José Redondo!

Os jogos do fim de semana

Lousã-Cascais

Campo de Santa Rita, Lousã, Domingo, 28-Nov, 16,00 h
A Lousã não tem tido este ano um comportamento de acordo com os seus pergaminhos, e conta apenas com duas vitórias em sete jogos e cinco apenas por realizar.
Ou seja, mesmo ganhando todos os jogos que lhe faltam realizar, sempre somando o disponível ponto de bônus, os lousanenses apenas conseguirão fazer 37 dos 60 pontos possíveis no início da época, mas que seriam provavelmente suficientes para a sua entrada no grupo dos quatro finalistas.
Mas o Cascais é um adversário de peso, e apesar das preocupações que tem tido com o cinco da frente, a verdade é que os seus avançado tem dado boa conta do recado, como o comprovam as seis vitórias em oito jogos, e os escassos três pontos que os separam do líder.
A sua posição no grupo dos finalistas parece assegurada, e a vitória conseguida na primeira volta, na Guia (27-25), fez esquecer a derrota sofrida na Lousã por 26-24 no jogo correspondente da época passada.
A Lousã apresenta um saldo de 20 pontos de campo, contra os 158 dos cascalenses, o seu ataque e a sua defesa estão na quinta posição entre a concorrência, enquanto o Cascais tem o segundo melhor ataque – posição partilhada com o Montemor – com 277 pontos marcados, e a segunda melhor defesa, com 119 pontos sofridos.

Setúbal-CDUP

Campo Municipal de Atletismo Vale Rosa, Setúbal, Domingo, 28-Nov, 13,00 h 
No Porto os cdupistas venceram a partida na primeira volta por 31-21, mas o resultado não dá motivos aos portuenses para relaxarem, pois o Setúbal, em casa, ganhou à UTAD, ao Cascais e à Lousã, e apenas perdeu com o Montemor.
Os sadinos seguem na quinta posição, mas ainda não abandonaram a idéia de integrar o grupo dos quatro, e dessa idéia faz parte a vitória em casa contra o CDUP e contra o Évora.
O CDUP vai no terceiro lugar e está a cinco pontos do líder, tantos quantos o separam do quarto classificado, o Montemor, pelo que uma vitória se torna necessária para não ser ultrapassado pelo seu perseguidor.
Os portuenses têm o melhor ataque da prova depois de marcarem 282 pontos, e a terceira melhor defesa com 128 pontos sofridos, enquanto o Setúbal só é melhor quer a atacar (178 pontos marcados), quer a defender, com 177 pontos sofridos, do que a UTAD.
Finalmente no quesito pontos de bônus, o CDUP tem seis, o dobro do seu adversário do fim de semana, que segue apenas com três.

UTAD-Montemor

Vila Real, Domingo, 28-Nov, 12,00 h
Os alentejanos sofreram um desagradável revés na semana passada, quando foram derrotados em casa pelo Évora, e vão querer aproveitar esta viagem a Trás-os-Montes para pôr ordem na casa.
Será uma viagem tranqüila para a equipa revelação da Primeirona, e só um verdadeiro milagre lhes tirará a vitória e o respectivo ponto de bônus.
Quanto à UTAD, ficamos surpreendidos com o peso da derrota no Porto na semana passada, já que uma semana antes o seu comportamento contra o Cascais tinha sido completamente diferente.
Última da tabela, a UTAD tem o pior ataque e a pior defesa, e ainda não conseguiu um único ponto de bônus.

VOLTAR A PÁGINA INICIAL