Duas equipas alentejanas dominam até agora o panorama, com o CR Évora a caminho da sua sexta participação no play off em seis edições da prova, com duas presenças na final (contra a Académica em 2006-07, derrota por 15-27, e contra o CRAV em 2009-10 com outra derrota, desta vez por 32-10) e o RC Montemor a fazer a sua estreia, tanto na divisão quanto nas finais.
Os outros dois finalistas vêm de locais muito diferentes, com o GDS Cascais a ter a sua terceira presença entre os finalistas, depois de ter vencido a prova em 2005-06 quando derrotou o CRAV por 22-14, e o CDUP a representar o norte do país, pela primeira vez a disputar a competição, depois de muitos anos entre os maiores do nosso rugby e da sua despromoção na última época.
Com os jogos todos a começar às 15,00 horas no domingo – se não houver nenhuma nova infração ao RGC – apenas o encontro entre a Lousã e a UTAD não tem interesse na classificação.
Para se ter uma ideia do que se passou nos anos anteriores veja o quadro das equipas apuradas para os play off e os resultados desde 2005-06.
Vejamos os jogos do fim de semana:
Lousã-UTAD
Estádio de Rugby José Redondo, Lousã, Domingo, 9-Jan, 15,00 h
A UTAD vai chegar ao final da competição sem qualquer vitória, e, provavelmente sem sequer um ponto de bónus, já que a sua visita à Lousã se deve resumir a mais um resultado desnivelado, pois os lousanenses, depois de uma primeira parte da época meio frouxa e sem direção técnica de acordo com a capacidade da equipa, fechou um acordo com Murray Cox, um australiano que brilhou na Académica de Coimbra na década de 90, tendo-se sagrado campeão nacional e ibérico, tendo ainda representado Portugal em 7’s em Paris, no ano de 1998, e que está de volta ao nosso país, e vão ter que demonstrar ao novo treinador que a sua disposição é de ataque!
Na época passada a Lousã ganhou por expressivos *122-0, e na primeira volta deste ano foi a Vila Real ganhar de novo, agora por *50-14.
Cascais-Évora
Campo da Guia, Cascais, Domingo, 9-Jan, 15,00 h
Quatro pontos separam as duas equipas, com vantagem para a equipa alentejana, mas os cascalenses têm um histórico de alguma superioridade sobre os visitantes, apesar de terem perdido na primeira volta em Évora por 26-25*.
No ano passado o Cascais obteve duas vitórias contra os eborenses, *34-13 em Évora e 23-21* na Guia, e se repetir o feito este ano, chegará ao primeiro lugar, desde que a equipa alentejana não consiga nenhum ponto de bónus.
Mas o Évora anda há muito a tentar e a ver fugir-lhe o título nacional, e nunca chegou a esta fase da prova na liderança, pelo que não vai a Cascais fazer turismo, antes disputar metro a metro a liderança.
CDUP-Montemor
Complexo Desportivo da Lousada, Domingo, 9-Jan, 15,00 h
O CDUP começou bem a época, mas aos poucos pareceu perder eficácia e acabou por garantir a classificação, apenas por uma unha negra.
Depois de quatro boas vitórias nas quatro primeiras jornadas, os portuenses só ganharam mais dois jogos até agora, e se perderem este último encontro, serão apurados com o benefício de dois pontos de bónus, sobre o Setúbal.
O Montemor, pelo seu lado, chegou de rompante à Primeirona, depois de na final do ano passado ter vencido facilmente o Caldas, e as duplas derrotas frente ao Cascais e ao Évora, e uma outra, inesperada, na Lousã, não foram suficientes para desanimar os mouflons e impedi-los de conquistarem o direito às semi-finais.
Agora, com 80 minutos para jogar, o Montemor já sabe que irá encontrar o Cascais ou o Évora nas meias finais, e essa será a oportunidade que a equipa tem para dar o troco às derrotas que sofreu.
Uma vitória no Porto, no domingo, não é sequer importante para a definição do seu adversário na meia final, mas o efeito psicológico duma nova vitória frente ao CDUP, pode ser o extra que estes alentejanos necessitam para continuarem em alta a sua época de estreia na Primeirona.
Na primeira volta, em Montemor, a equipa da casa venceu por *23-19*, e a menos que o CDUP vença por mais de três pontos de vantagem, e o Montemor não consiga nenhum ponto de bónus, o terceiro lugar é dos alentejanos.
VOLTAR A PÁGINA INICIAL