domingo, 3 de abril de 2011

RUGBY EM PORTUGAL - BENFICA APURADO EM FESTA DO BELAS (actualizado)

BENFICA APURADO PARA AS MEIAS FINAIS DA TAÇA depois de ter vencido - como se esperava - em Belas, depois de uma primeira parte que ditou a sorte da partida.

Agronomia eliminou o Belenenses ao vencer por 30-23, depois de um jogo que só viu o equilíbrio desaparecer com a utilização do banco dos agrónomos, na sua parte final.

No Estádio Universitário o CDUL recebeu e venceu o CRAV por 52-5, na despedida dos arcoenses das competições oficiais de XV desta época, enquanto em Monsanto a Académica seguiu pelo mesmo caminho ao perder com Direito por 25-13.

Em Belas foi fim de semana de festa, com a inauguração do novo piso sintético onde as equipas do clube vão passar a treinar e jogar de forma sistemática - o que acontece pela primeira vez na história do rugby em Belas, que teve o seu início nos idos de 1975.
Primeiro como secção do Clube Desportivo de Belas, e mais tarde com Clube de Rugby, o Belas tem saltitado de campo em campo, mas agora com um protocolo devidamente assinado entre a Câmara de Sintra, o Clube Desportivo e o Belas Rugby Clube, fica garantida a utilização diária do campo do Clube Desportivo pelas diversas equipas do Rugby Clube e pela sua Academia que movimenta quase uma centena de jovens até os 14 anos.

Hoje teve lugar a estreia do novo piso em jogos oficiais, e foi ao Benfica que coube a honra de acompanhar a equipa local em encontro a contar para os quartos de final da Taça, a que o Belas chegou depois de derrotar o Técnico e o Benfica após vencer frente ao Montemor.

Da história do jogo apetece contar três pormenores:
Primeiro registe-se que foi o Belas que marcou os primeiros pontos no novo campo, quando logo no princípio do jogo, na sequência de um ruck nos 22 do Benfica, o seu três quartos centro Nuno Damasceno  tentou - e converteu - um excelente pontapé de ressalto.
Depois tome-se nota que foi a encerrar a contagem que o Belas marcou o seu primeiro ensaio desta nova era, com um sprint de Fábio Machado que percorreu todo o campo - com o devido acompanhamento do público - e só terminou dentro da área de validação do Benfica.
Finalmente, repare que o Belas foi capaz de recuperar do desnível do resultado ao intervalo (3-44), fazer algumas alterações na forma de jogar e equilibrar o segundo tempo, terminando o jogo com um excelente resultado de 8-54, tendo em atenção que se encontraram frente a frente uma equipa da Divisão de Honra e outra da 2ª Divisão.

No próximo fim de semana jogam-se as meias finais e os encontros a disputar serão Agronomia-Benfica e Direito-CDUL, sendo a final disputada no fim de semana imediato.

Foto: António Simões dos Santos

VOLTAR A PÁGINA INICIAL