domingo, 10 de abril de 2011

RUGBY EM PORTUGAL - TÉCNICO JUNTA-SE A SANTARÉM

AO VENCER O SÃO MIGUEL POR 27-20 O TÉCNICO ASSEGURA UM LUGAR NAS MEIAS FINAIS da Segundona juntamente com  Santarém, faltando apenas saber se na posição de líder da zona, ou na segunda posição.

Esta questão é muito importante, já que o vencedor de cada zona defronta, nas meias finais, o segundo classificado da outra.

Um facto curioso desta fase da competição, é o óbvio interesse dos que já estão apurados, e que levou no sábado às Caldas, uma missão de espionagem do Santarém que não perdeu nenhum pormenor do jogo, para poder definir a sua estratégia para as meias finais.

Mas o mais importante foi verificar a seriedade com que as equipas encararam os jogos, e o equilíbrio verificado entre a grande maioria das equipas, apesar de ter sido óbvio o prejuízo do Loulé e do São Miguel causado pela brincadeira que foi a sua fase de apuramento.

Há que repensar seriamente a organização do Nacional da 2ª Divisão, já que existe um grupo de equipas com qualidade e interesse competitivo e outras que ainda se encontram numa fase mais recreativa, a que se poderiam juntar algumas das emergentes.

Como está, a fase regional apresenta pouco interesse e pode mesmo acabar por desmotivar uns e outro - talvez fosse de pensar em dois únicos grupos regionais (seis equipas em cada?) ou, o que nos parece mais acertado, aumentar o numero de equipas na Primeirona.

Estamos a tempo de analisar esta questão, ouvindo e tomando em consideração a opinião de todas as equipas, para encontrar a melhor solução, que permita equilibrar os diversos interesses desportivos e financeiros.

No próximo fim de semana a Agrária, vencedora antecipada do grupo Norte/Centro, vai a Famalicão, enquanto o Caldas vai a Guimarães e para se apurar precisa pelo menos de trazer de lá um empate, e no Grupo Lisboa/Sul o Santarém joga em Lisboa com o São Miguel, e o Técnico tem uma difícil deslocação ao Algarve para defrontar a jovem equipa do Loulé, com a decisão de quem será primeiro ainda por resolver.

Foto: Carlos Barroso

VOLTAR A PÁGINA INICIAL