segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DH - ACADÉMICA NO GRUPO DA FRENTE

AO VENCER EM MONSANTO POR 21-18 a Académica garantiu o quarto lugar da tabela classificativa, e graças às derrotas do Belenenses e Benfica, está agora isolada nessa posição.

A lição que os estudantes de Coimbra deram aos advogados de Lisboa pode servir de estímulo para os - ainda... - campeões nacionais corrigirem a sua caminhada, que, nos termos em que tem sido feita, ainda vai dar muitos amargos de boca aos adeptos rubro-negros.

A equipa de preto confirmou o que já aqui foi dito, e dificilmente a concorrência lhes roubará a participação na fase final dos melhores e um lugar na elite do rugby português - o que não acontece desde 2003-2004, ano em que foram campeões nacionais, tendo mesmo desde essa altura, feito duas indesejadas passagens pelo escalão secundário nacional.

O CDUL tirou vantagem do deslize do Direito, venceu o Belenenses por 38-14, e subiu, isolado, ao segundo lugar logo atrás de Agronomia, com quem vai jogar no reatamento da competição, no fim de semana de 12/13 de Novembro.

Agronomia continua imparável, derrotando desta feita o Benfica por 37-3 e mantendo-se destacada na liderança da prova - vamos ver como se porta frente ao eterno candidato CDUL...

Entretanto o Técnico foi jogar a Leça - por troca de jornada - e o CDUP aproveitou para conseguir a sua primeira vitória do ano e mais um ponto de bónus, fugindo assim ao último lugar e deixando os engenheiros isolados com a lanterna vermelha na mão.

Com o final da primeira volta já à vista, começam a ser mais claros os contornos da classificação, que poucas alterações deverá sofrer até ao final da primeira fase da prova.

Lembremo-nos que depois destas primeiras catorze jornadas, as equipas serão agrupadas em dois conjuntos de quatro - as melhores e as outras - para disputarem um lugar na final nacional, por um lado, e a fuga à descida de divisão, pelo outro.

Foto: António Simões dos Santos