segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DH - DIREITO VENCE NO RESTELO

UMA VITÓRIA ARRANCADA NOS ÚLTIMOS MINUTOS MANTÉM DIREITO na liderança da DH, a par de Agronomia, enquanto o Benfica aparece pela primeira vez no grupo dos quatro melhores.

O CDUL vence no Porto e conclui com 100% de aproveitamento as deslocações na competição - falta-lhe apenas ir à Sobreda - depois de na semana passada ter derrotado a Académica em Coimbra.

Na Tapada Agronomia recebeu e venceu a Académica por 23-13, numa partida em que os conibricenses entraram muito bem e se adiantaram no marcador.

Agronomia não desistiu, manteve a calma e a consistência, e acabou por ganhar um jogo que parecia poder cair para as mãos da Académica.

A equipa de preto demonstrou muito coração, pouca disciplina tática e ingenuidade disciplinar, o que levou a dois "amarelos" que lhe reduziram a capacidade de resposta na segunda metade do encontro - se a Académica melhorar a sua defesa colectiva e guardar os excessos de agressividade, poderá tornar-se numa verdadeira candidata ao apuramento.

No Restelo o Belenenses recebeu Direito e perdeu por 17-16, perante uma bancada desoladoramente vazia - os clubes queixam-se de falta de meios financeiros, mas a verdade é que não conseguem atrair a atenção do público, condição sine qua non para que os patrocinadores apareçam...- e foi surpreendido pela melhor disposição do adversário, durante a primeira parte.

No segundo tempo Direito desapareceu, especialmente depois que as formações ordenadas deixaram de ser disputadas por falta de primeiras linhas do Belém, e poderia ter sofrido a primeira derrota da época, não fora a sequência de erros ofensivos cometidos pela equipa da casa.

Esta questão das formações não disputadas tem que ser analisada, já que não é razoável que uma equipa que ponha a sua orientação ofensiva com base naquelas formações se veja impedida de o fazer porque o adversário ficou sem primeiras linhas - tirando daí a vantagem de não ter que suportar o poder e manobra do adversário.

Não acredito que seja o que aconteceu, mas pode acontecer que, uma equipa ao ver-se dominada naquele quesito, e não tendo argumentos para contrariar o ascendente do pack adversário, recorra a falsas lesões que conduzirão à constituição de formações não disputadas.

A título de exemplo, na Austrália a equipa que mantém a equipa completa pode, nas formações de sua introdução, optar por um pontapé livre, o que em certa medida vai equilibrar o efeito negativo para as suas cores, daquela medida de proteção.

Se esta é ou não a melhor medida, não sei, mas o que sei é que se abre um campo "cinzento" que urge eliminar, a favor da verdade desportiva.

O CDUL fez a sua última grande viagem do ano, desta vez a Leça da Palmeira, onde defrontou o CDUP, ganhando por 22-3, e mantendo-se na perseguição ao duo da frente, agora com 13 pontos na tabela.

Finalmente o Benfica foi às Olaias vencer o Técnico por 45-14 e registar um ponto de bónus de ataque, subindo na classificação para o quarto lugar com 11 pontos, ultrapassando Belenenses e Académica na tabela.

Consulte todos os resultados e a classificação clicando na etiqueta respectiva, nesta página.

Foto: António Lamas