quinta-feira, 24 de novembro de 2011

DH - BELENENSES RECEBE ACADÉMICA

NUMA JORNADA EM QUE OS QUATRO PRIMEIROS defrontam os quatro últimos, o maior interesse reside no encontro entre Belenenses e Académica, a disputar no Estádio Nacional, no sábado às 15,30h.

Embora não seja matematicamente decisivo para nenhuma das duas equipas, a verdade é que ao Belenenses não resta outra solução que não seja a vitória, caso pretenda manter alguma chama acesa na busca de um lugar no grupo das equipas apuradas para a fase final do campeonato.

Na verdade, uma derrota dos azuis vai abrir um fosso de enormes proporções em relação aos quatro da frente, que dificilmente terá remédio - recorde-se que, neste século, o Belenenses apenas por duas vezes ficou fora dos quatro primeiros lugares (em 2001-02 e 2006-07).


Pelo contrário a Académica, e para o mesmo período de tempo, apenas em duas ocasiões conseguiu um lugar naquele grupo de equipas (em 2001-02 e 2003-04).

Esta época parece ser mais favorável à equipa de Coimbra, que se apresenta no Jamor como favorita à vitória, e à consolidação da sua presença na fase final, repetindo o triunfo da segunda jornada (20-16), e à equipa do Restelo restará a tentativa de conseguir, igualmente, um pontos de bónus.


No mesmo dia às 15h, o Benfica recebe o CDUL na Sobreda, e o favoritismo fica com os estudantes, naquele que será um dos últimos jogos do ano em que apresenta a sua equipa completa, já que nos dois primeiros fins de semana de Dezembro vai fornecer o maior contingente de jogadores à nossa seleção de sevens que se desloca ao Dubai e Porto Elizabeth.

O Benfica dificilmente conseguirá sequer o ponto de bónus defensivo, a exemplo do que aconteceu na primeira volta quando perdeu por 44-7 - recorde-se que nesse jogo os encarnados até tiveram um bom comportamento, mas com o avançar do jogo faltou-lhes gás para aguentar o maior poder do adversário.

Em Monsanto às 14h, também no sábado, o Direito recebe a aguerrida equipa do CDUP, e se bem que a vitória deva pender para os advogados, espera-se uma boa resposta dos portuenses, que tentarão mesmo sair de Lisboa com um bónus na carteira.

Finalmente na Tapada, ainda no sábado mas às 15h, Agronomia recebe o lanterna vermelha, não sendo de esperar que seja desta vez que o Técnico consegue inscrever um ponto sequer na sua classificação - o líder leva 10 pontos de avanço sobre o segundo, e não vai deixar de somar os cinco pontos em jogo, por forma a manter a apreciável vantagem.

Foto: Nana Photo em Jaime Carvalho/Facebook