sexta-feira, 11 de novembro de 2011

DH - JORNADA SEM INTERNACIONAIS

JORNADA EM DIA DE JOGO INTERNACIONAL introduz um elemento de iniquidade na competição, com prejuízo para aqueles que mais servem a nossa seleção.

Apesar de nos encontrarmos numa fase da competição que ainda não é decisiva, o resultado dos jogos em que estão envolvidas as equipas que seguem na frente - e que são também as que fornecem o maior contingente de jogadores para os Lobos - será provavelmente afetado por esse mesmo motivo.

Estão em causa dois jogos, com destaque para o CDUL-Agronomia e Benfica-Direito, já que o Universitário com 11 jogadores selecionados e os advogados com seis, fornecem 17 dos 22 convocados para o jogo das Caldas da Rainha, ficando os restantes na conta de Agronomia e Belenenses com dois cada, e a Académica com um escolhido.

Em Coimbra, no sábado às 15,30 h, a Académica recebe o Técnico, e a ausência de Rui Rodrigues não será sentida nas hostes da equipa da casa, não pelo valor do atleta mas pelo facto de ele pouco ter jogado este ano, devido a lesão de que só agora está a recuperar, e também pelo desiquilíbrio entre as forças em presença, com clara vantagem para os conimbricenses, que este ano parecem determinados em conseguir um lugar nos quatro apurados para a segunda fase da prova.

Esta será mesmo a oportunidade que a equipa de Coimbra procurava para cimentar a sua posição naquele grupo restrito, já que os engenheiros ainda não foram capazes de surpreender pela positiva, não tendo mesmo conseguido nenhum ponto na tabela.

Esta situação do Técnico é estranha, já que tratando-se de um clube com larga tradição e instalações próprias, que apresenta este ano duas equipas satélite - Clube de Rugby do Técnico e Beira Mar - seria de esperar que os resultados desportivos concordassem com o dinamismo e potencial que os factos denunciam.

Infelizmente assim não é, e o Técnico tem demonstrado ser a equipa mais fraca da divisão principal do nosso rugby - mas até ao final da prova muita coisa ainda vai acontecer, e espera-se uma subida de rendimento da equipa, que não vai baixar os braços e desistir de lutar pela permanência.

No Porto, domingo às 16 h, o Belenenses visita o CDUP, e vai ter uma tarefa bem difiícil pela frente, com a agravante de não poder utilizar dois dos seus jogadores, à disposição da seleção nacional, mas especialmente pela capacidade que os portuenses tem demonstrado que vão querer aproveitar a vantagem de jogar em casa para se aproximarem dos quinto e sexto classificados na Divisão.

Depois da vitória frente ao Técnico na última jornada, esta será uma prova importante da capacidade da equipa, e da sua disposição em se manter entre os melhores de Portugal.

O Belenenses atravessa um momento difícil, mas tudo fará para conseguir manter-se colado aos quatro da frente, nesta última jornada da primeira volta.

Na Sobreda da Caparica, sábado às 15 h, o Benfica recebe o Direito, e as seis ausências no XV dos advogados abre uma ocasião para os encarnados amealharem inesperada vantagem e pontos na classificação.

No entanto a equipa "da Luz" não tem sabido manter o nível competitivo durante os 80 minutos, e isso pode acabar por voltar a colocar a vantagem do lado dos campeões nacionais, apesar das exibições menos conseguidas pela equipa de Monsanto, que vem de duas derrotas seguidas, e a precisar urgentemente de gravar pontos na tabela classificativa, sob risco de ser alcançada e ultrapassada pela Académica.

Finalmente, naquele que seria o grande jogo do dia, sábado às 15 h, um CDUL desfalcado de 11 dos seus melhores jogadores vai receber o líder Agronomia, que se apresentará na sua, quase, maior força, já que apenas dois dos seus elementos foram chamados a representar os Lobos.

Temos aqui defendido que as competições nacionais não devem ser interrompidas nos dias dos jogos internacionais, mas custa-nos verificar que se tenha optado por não jogar na semana passada, e jogar nesta, com óbvio prejuízo de quem mais serve a Federação e a Seleção.

Agronomia é claramente favorita, não apenas pelo facto referido, mas também pela forma como tem atravessado as dificuldades da competição, e deverá chegar ao final da primeira volta apenas com vitórias, restando ao CDUL a tentativa de conseguir algum ponto de bónus, que possa minorar o desconforto.