quinta-feira, 10 de novembro de 2011

SEGUNDONA - AS ZONAS NORTE E CENTRO A PENTE FINO

VOLTAMOS DESDE HOJE A CONTAR com a colaboração de Eládio Ribeiro, que nos acompanhou no ano passado, com as suas análises ao evoluir da Segundona.

Por motivos de ordem pessoal, Eládio não pode estar connosco no arranque da competição, mas a partir de agora será ele a acompanhar a prova, começando hoje com uma vista de olhos sobre as zonas Norte e Centro.

Segue-se, amanhã, a análise das zonas Lisboa e Sul.

ZONA NORTE
A Zona Norte mostrou na terceira ronda que as forças em confronto esta época são mais próximas que em anos anteriores e a corrida já não se pode classificar como nos últimos dois anos, sendo de um favorito (Famalicão) perseguido de uns quantos seguidores ávidos de acederem consigo à segunda fase.

Com a derrota do, até então invicto Famalicão, as contas no grupo mais a Norte estão cerradas e será uma corrida intensa até ao final com todos os pontinhos, especialmente os pontos bónus defensivos e ofensivos amealhados, a poderem determinar os finalistas que sairão deste grupo.

Como já referimos o líder Famalicão foi perder a casa dos "Bravos de Guimarães", perdendo não só o jogo como a liderança na tabela de pontuação para a equipa da cidade berço, que assim recuperou da meia surpresa da primeira jornada, quando perdeu para o seu vizinho Braga, estreante na competição.
Os Famalicenses deslocam-se à Lousada, que ainda não conseguiu saborear a vitória esta época. A equipa Lousadense, que retomou este ano a competição, tem vindo a sofrer com o fato de ter um plantel reduzido e com muitas entradas novas, e parece alheada da corrida ao play-off, mas uma vitória contra os vice-líderes poderia dar um novo élan aos Lousadenses e pôr mais uma equipa na corrida pela qualificação.

Os Vimaranenses conseguiram finalmente ultrapassar a malapata famalicense e podem agora olhar de uma outra forma para os embates com a referida formação.
Os atuais lideres vão a uma casa tradicionalmente difícil como a dos Garranos (designação pela qual a equipa B de CRAV se identifica), e onde nunca ganharam em jogos oficiais.
O facto de estarem no comando do grupo mais renhido da segunda divisão poderá ser ânimo para inverter a tendência dos anos passados.
Os Garranos apostam esta época nos seus jovens sub 21 e seniores para a espinha dorsal da equipa, e por isso mesmo a falta de experiência competitiva poderá ser maior que em épocas anteriores, quando era constituída sobretudo por jogadores com uma certa veterania e experiência.
No entanto o CRAV B vê-se cada vez mais próximo do último posto e poderá querer retificar essa posição nada habitual na equipa Minhota.

Um embate que deverá ser seguido com algum interesse opõe a auto-despromovida UTAD contra os estreantes do Braga Rugby.
Os Gladiadores de Braga conseguiram já causar dois dissabores aos visitantes no seu terreno, ganhando ao líder Guimarães e ao Lousada, não se dando bem com a sua primeira deslocação a Famalicão, ficando a interrogação se o conjunto bracarense consegue ter estofo para lutar pelo play-off ou se pelo contrário perderá o comboio da frente em favor da UTAD, que se encontra em 4º lugar a dois pontos dos Gladiadores, mas com um jogo a menos.

Últimos jogos
Braga 18-5 Lousada
Guimaraes 10-7 Famalicão
Crav B – Utad não se realizou
Utad 62 - 0 Lousada (1ª jornada)

Próximos jogos
Utad – Braga
Lousada - Famalicão
Crav - Guimarães

ZONA CENTRO
Na Zona Centro as contas de subida fazem-se, para já, centradas nos dois principais candidatos, que contam por vitórias todos os seus jogos, ainda para mais com ambos a bonificarem ofensivamente em todos.
Falamos obviamente da Agrária de Coimbra e da Bairrada que ainda não encontraram nos seus parceiros de grupo rivais à altura, sendo que os Aldeões ainda não sofreram qualquer ensaio.


A primeira prova de fogo para a candidatura Bairradina ao play-off será realizada este fim-de-semana no Estádio José Redondo, porque, como sabemos, apesar da equipa B serrana se dar mal com deslocações, no seu terreno é um adversário temível e pode bater o pé a qualquer formação do seu escalão.
A Bairrada não quererá por certo dar oportunidade a mais nenhuma formação de se aproximar do seu segundo posto de acesso ao play-off e deverá utilizar esse incentivo em energia extra para buscar um resultado positivo.
Aos Lousanenses resta o incentivo de mostrarem que na sua casa são os serranos que ditam leis.

O Centro terá no seu segundo embate uma fugida ao ultimo lugar da tabela, entre os Tomarenses e os Moliceiros.
O Tomar tem na sua vitória da Taça contra o Aveiro no ano transato, o incentivo maior para fugir ao lugar incômodo onde se encontra.
Uma vitória dos Nabantinos poderá relançar a sua candidatura à subida, principalmente se nos momentos críticos se fizerem socorrer do seu estatuto de satélite e tiverem na sua fileira jogadores do CDUL, aumentando o seu exponencial de força.
Para já a preocupação deve passar por ganhar a Aveiro e tentar juntar a essa vitória um precioso ponto bónus.
Os Aveirenses tentarão, por seu lado, evitar ao máximo uma derrota pesada e desmoralizadora e, não menos importante, marcar o primeiro ensaio da época - mais difícil parece-nos a obtenção do ponto defensivo, se bem que este primeiro ponto na tabela de classificações pode ser o momento de viragem para a equipa da terra dos ovos moles.

De poltrona ficará a Agrária a observar esta corrida, na sua jornada de descanso, sendo certo que os Charruas apenas dependem de si para o play-off de subida, onde serão, a julgar pelo seu comportamento em campo, um dos mais fortes candidatos.
Os Conimbricenses aliás, esperam repetir a primeira fase do ano passado onde contaram por vitórias todos os jogos que fizeram.

Últimos jogos
Bairrada 37-6 Tomar
Agrária 36-15 Lousã B
Aveiro folgou

Próximos jogos
Tomar - Aveiro
Lousã B - Bairrada
Agrária folga