quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SEGUNDONA - LISBOA E SUL

GRUPO LISBOA

O grupo Lisboeta continua com resultados muito interessantes e apertados, tanto mais que à exceção (compreensível) do Kellerman, todas as equipas já conseguiram um ponto bónus defensivo, fruto do referido equilíbrio, e já todas perderam pelo menos um jogo, com a ultima vitima a ser o clube da Alta Lisboeta.

O São Miguel conheceu na jornada passada o sabor da derrota em casa do renovado Oeiras, que tem esta época mostrado consistência e vontade para lutar nos play-offs.

Os bulldogues que também sonham repetir o feito do ano passado - ainda que na altura integrados no grupo Sul - de lutar pela subida na segunda fase, não podem perder pontos no seu reduto ao enfrentarem o Belas, sob pena de perderem o segundo lugar da tabela precisamente para estes.

O Belas derrotou o CR Técnico em casa e estará com o moral em alta sabendo que poderá, não só deixar o São Miguel para trás, como encostar ou igualar ao Oeiras.

Os homens do concelho de Sintra apenas foram surpreendidos na primeira jornada e desde aí celebraram duas vezes.

Para quem residir na area de Lisboa e quiser ver um jogo interessante, de um outro escalão que não a Honra, poderá dar uma salto ao Estádio Nacional, que certamente terá um jogo renhido e com resultado indefinido até ao final.

O CR Técnico tem estado uns furos abaixo do nível apresentado o ano passado e tem de alguma forma desapontado os seguidores da modalidade e da 2ª Divisão, pois como campeão em título seria de esperar que apresentasse outros resultados.

É curioso, no entanto, constatar que a única vitória desta temporada seja contra os lideres do grupo de Lisboa o que nos faz pensar que este conjunto tem possibilidade de render muito mais.

O jogo desta semana será sobretudo para aumentar o moral das tropas com uma vitória, que se espera gorda, contra um conjunto que tem um projeto muito interessante de divulgação da modalidade de rugby, mas sobretudo de divulgação de uma ação social louvável.

A filosofia do Clube de Rugby Kellerman, cremos que pode não só divulgar a ação social e desportiva solidária, como pode, a longo prazo, criar um clube de rugby interessante, numa zona jovem e com pouca implementação rugbistica.

Últimos jogos
Oeiras 14 – 11 São Miguel
Belas 21 – 12 Técnico

Próximos jogos
São Miguel - Belas
Técnico - Kellerman


GRUPO SUL

O grupo Sul parece destinado, à semelhança do grupo do Centro, a ter dois conjuntos principais que, tal como no outro grupo, se enfrentam este fim-de-semana para decidir qual dos dois segue para a segunda volta como líder, e qual dos dois terá de estar com um olho virado para cima e outro para baixo, à espera, quer dum deslize do líder, quer ter de se preocupar com os perseguidores.

A FCT recebe o sempre difícil Loulé, que na semana passada "folgou" inesperadamente devido á falta de comparência do Elvas. Aliás os 5 pontos conquistados, que os aproximam da FCT devem-se precisamente a esse fato.

E se por um lado foi bom ter pontuado ofensivamente sem ter jogado, por outro a questão de não haver ritmo competitivo constante e testes de risco e de ritmo aos Algarvios pode ser um fator negativo ao enfrentar os Universitários que estão apostados em fazer um brilharete e assumirem na segunda volta (se é que já não assumiram) a postura de líderes e prepararem-se para uma segunda parte da época de disputa da subida, que seria inédita na vida deste clube.

De destacar os pontos marcados da FCT que já ultrapassam as duas centenas, para os quais muito contribuíram os 117 marcados no fim-de-semana passado.

O Loulé está habituado à segunda fase e tem vindo a mostrar que o Algarve, apesar de pouco representado na vida rugbistica - o que não deixa de ser estranho à luz da comunidade inglesa fortemente presente nesta região - não é nada mal representado e quererá por certo, uma vez mais, chegar à fase final onde tem vindo a marcar presença de forma consecutiva e onde tem obtido resultados interessantes.

O Elvas depois de ter faltado ao jogo com o Loulé recebe agora o Beira Mar, num jogo de terceiros e que poderá ser de definição de forma mais clara quem será o perseguidor aos dois da frente.

A falta de comparência faz-nos temer que o clube Alentejano possa abandonar precocemente a competição, desistindo de competir nos campeonatos oficiais por mais um ano.

A equipa ribatejana apesar de se deslocar ao reduto elvense parece ser ligeiramente mais forte e poderá trazer consigo os pontos em disputa.

Últimos jogos
Samouco 0 – 117 FCT
Loulé v - fc Elvas

Próxima jornada
FCT - Loulé
Elvas - Beira Mar

Texto: Eládio Ribeiro
Foto: Rugby Clube de Oeiras/Facebook