quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SEGUNDONA - NORTE E CENTRO

GRUPO NORTE

O grupo Norte confirmou na passada semana algumas coisas que pusemos em questão, como a dificuldade aparente da equipa Bracarense de sair do seu terreno, ou o fato dos Garranos (CRAV B) não conseguirem este ano os mesmo resultados do ano anterior, face ao seu grupo jovem, ou o fato da Lousada ter um plantel escasso que lhe permita pensar em vôos mais altos.

Como dissemos anteriormente a luta neste grupo não será fácil e a comprovar isso mesmo está o fato deste grupo ser aquele que tem menos pontos bónus ofensivos - apenas dois - contra os cinco da região Centro, os quatro de Lisboa e os seis na região Sul.

Aliás ambos os pontos bónus foram conseguidos contra a mesma formação, o Lousada RC, que cedeu um este fim-de-semana contra o Famalicão, ajudando a que os Famalicense pudessem passar para o topo da classificação, passando Guimarães por um ponto.

O Famalicão recebe este fim-de-semana a única equipa Transmontana da prova. Os homens de Vila Real provaram que também são candidatos ao primeiro lugar deste grupo, e não estão nessa posição por terem um jogo a menos, pois tal como o líder e como o vice-líder apenas perderam uma vez, fora de casa.
Na semana passada tiveram um teste dificil, contra a estreante Braga, que soube sempre pôr a UTAD em teste e que os obrigou a lutar de forma aguerrida pelos pontos em disputa.
A UTAD tinha, no ano passado, quando militava na 1ª Divisão, problemas com as deslocações, sobretudo no número de jogadores que levava para disputar as partidas, mas não se poderá escudar nesta desculpa, pois se quer ser candidato à subida tem de se esforçar também nesse capitulo.
Este jogo será um de tripla e a única vantagem deverá ser o fator campo, porque a UTAD vem de outro ritmo e tem esse ponto a seu favor. Um jogo com resultado apertado com certeza, e com possibilidades de mexer no quadro classificativo.

Guimarães estará este fim-de-semana com um olho no cigano e outro no burro, a receber o ultimo classificado da tabela e estando atento ao jogo acima mencionado. Os homens de Guimarães apenas perderam na jornada inaugural e essa mesma derrota parece ter ajudado a consolidar a sua vontade de subir, e desde esse momento os "Bravos" tiveram vitórias frente aos outros candidatos, ainda que sempre na condição de anfitrião.
A Lousada teve até agora o seu momento alto no empate com os Garranos, tendo já cedido dois pontos ofensivos. A equipa que retomou este ano a atividade tem sofrido com a falta de homens e de experiência para acompanhar o grupo Norte.
O jogo deverá ser para os da casa, mas o Lousada certamente quererá evitar uma derrota pesada, ou até mesmo acrescentar mais um ponto ao seu pecúlio.

O jogo Braga contra Garranos foi adiado, segundo informações do clube bracarense. Esta situação de adiamentos é prática comum nesta divisão, o que se lamenta pois a competição e a modalidade só sofrem com isso.

Última jornada
UTAD 22 – 10 Braga
Guimarães 12 – 0 CRAV B
Lousada 12 – 29 Famalicão

Próximos jogos
Guimarães – Lousada
Famalicão – UTAD
Braga – CRAV B

GRUPO CENTRO

Como falamos acima os jogos adiados tornam difícil a analise das forças em confronto. Com a 4ª jornada do grupo Centro por cumprir, entramos na jornada 5 com dois jogos interessantes, mas com a certeza de que estes atraso tornam difícil aferir a evolução das equipas. Como seria a recepção dos Lousanenses aos Bairradinos? Em que ponto estarão os homens da aldeia do Rugby? E o Aveiro já conseguiu dar o salto e poderá receber e ganhar a uma equipa que tipicamente não é tão forte fora do seu reduto?

O grupo Centro tem um primeiro classificado forte, a Agrária, que pontuou ofensivamente em todos os seus jogos. No entanto vai defrontar o seu mais direto adversário nesta primeira fase, ainda que fora de casa, e não deverá querer dormir à sombra da bananeira podendo sofrer um revés, como se tem visto em todos os níveis competitivos acontecer. Um jogo que á partida será de vitória curta para os da casa.

A terra dos ovos moles receberá os homens do Licor Beirão e de certeza que não será para um repasto de nenhum deles, mas para um confronto que se prevê de números curtos.
Com o Aveiro ainda sem pontos marcados os visitantes poderão querer embriagá-los e dar-lhes "licor pela barba". Mas em Aveiro já só se pensa nos primeiros pontos de jogo e na tabela classificativa, sobretudo contra uma equipa que é uma espécie de Dr. Jekyll e Mr. Hide, tendo uma constituição nas saídas e outra em sua casa.
O período de "descanso" de ambas as equipas poderá também ter ajudado a recuperar lesionados e tornar o jogo ainda mais interessante.

Última jornada (Os dois jogos foram adiados)
Lousã B – Bairrada
Tomar - Aveiro

Próximos jogos
Aveiro – Lousã B
Agrária - Bairrada

Texto: Eládio Ribeiro
Foto: Marco Silva/Facebook